Grande Nome do Rock: The Hollies, parte 8

Em 1973, contando com Allan Clarke de volta à bordo, os Hollies gravaram o single The Day That Curly Billy Shot Down Crazy Sam McGee que teve uma boa colcação na Grã Bretanha e outros lugares do planeta. Em seguida, veio o álbum Hollies e o bombástico single com o clássico The Air that I Breathe, trazendo a banda à evidência nos charts britânico e norte americano. Em 1975, veio o álbum Another Night, onde contaram com um sexto elemento, o tecladista Pete Wingfield. Em 1976, foi a vez do álbum Write On e no ano seguinte lançaram apenas singles inexpressivos. Em 1978, saiu o álbum A Crazy Steal e em 1979, o álbum 5317704 (números que no formato digital, de ponta cabeça, forma a palavra “hollies“).

Os Hollies chegaram aos anos 80 marcando presença nos charts britânicos com o single Soldier’s Song (Batt)/Draggin’ My Wheels (Clarke, Hicks, Sylvester), ainda que o mesmo tenha chegado ao 58º lugar nas paradas. A banda não marcava presença nas paradas desde 1975. Com a saída de Pete Wingfield em 1977, a banda alternou dois músicos nos teclados, Peter Arnesen e Paul Bliss.

Nesse ano, a banda gravou Buddy Holly, um tributo a um de seus grandes influenciadores, cantando clássicos do saudoso rocker líder dos Crickets como Peggy Sue (Holly, Allison, Petty), Wishing (Holly, Montgomery), Maybe Baby (Holly, Petty), Peggy Sue Got Married (Holly), That I’ll Be the Day (Holly, Petty, Allison) e Heartbeat (Holly, Montgomery), entre muitos outros [N. do ed.: queridos leitores, vocês têm que ouvir! Hollies tocando Buddy Holly é tudo de bom!]

Em 1981, a banda gravou o single Take My Love and Run (Chatton, Black)/Driver (Hicks, Clarke), o último trabalho deles na Polydor. Também gravararam um single pela EMI com um medley de seus maiores sucessos chamado Hollidaze/Hollipops. Após a rezliação desse trabalho, Bernie Calvert e Terry Sylvester deixaram os Hollies, após mais de uma década de atuação na banda. A pedido da BBC, os membros da formação clássica da banda, Graham Nash e Eric Haydock juntaram-se aos velhos colegas para uma participação no programa Top of the Pops para promover Hollidaze. Pela primeira vez em uma década, os jovens inglese tiveram o privilégio de ver uma das melhores bandas dos anos 60 com sua melhor formação. E não ficaram só nisso, pois esse line up fez alguns shows naquele ano e no seguinte.

Nesse mesmo ano,  em outra presença no TOFTP, eles se apresentaram com uma inusitada formação de quatro membros onde Allan Clarke atuou como guitarrista rítmico e o tecladista Brian Chatton fez as vezes de baixista. No mesmo ano, a banda contou com o baixista Steve Stroud em alguns shows. O mesmo Stroud também marcou pesença em sessões de gravação, onde a banda também contou com os tecladistas Peter Arnesen e Paul Bliss como um septeto.

Em 1983, fizeram alguns shows contando com Allan, Tony, Bobby, Steve, Bliss e Arnesen mais os guitarristas Alan Coates e Jamie Moses. Gravaram e lançaram o álbum What Goes Round, o primeiro pela WEA, que contou com a presença do velho amigo e membro fundador Graham Nash, voltando a formar o bom e velho trio vocal dos anos 60. Os destaques são Stop! In The Name of Love (Holland, Dozier, Holland), cover do clássico das Supremes, que se tornou o carro-chefe do disco. Além desta, também se destacam: Casualty (Bliss), Having a Good Time (Bliss, Kipner) e uma releitura do clássico (deles e de Doris Tory) Just One Look. Graham ficou nos Hollies para a bem sucedida turnê de 20 anos da banda. O tecladista Kim Bullard reforçou a banda em alguns shows na TV norte americana.

Clarke, Nash, Hicks e Elliott voltam a se encontrar!

1983: Nash, Clarke, Elliot e Hicks voltam a se encontrar!

Continua no próximo post

Deixe um comentário

Arquivado em Biografias, Grandes Nomes do Rock, Música, Rock and Roll

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s