Grande Nome do Rock: The Hollies, parte 9

Os Hollies começaram os anos 80 lançando o single Soldier’s Song. No ano seguinte, gravaram Buddy Holly, um tributo ao grande nome do Rock que inspirou a banda. o guitarrista/vocalista Terry Sylvester e o baixista Bernie Calvert deixaram a banda após mais de 10 anos ativos nos Hollies. A pedido da BBC, Graham Nash e Eric Raydock, que fizeram parte da formação clássica dos Hollies reforçaram a banda para uma apresentação no programa Top of the Pops para promover o single Hollidaze, um medley dos maiores sucessos da banda. Em 1983, o velho trio central dos Hollies (Clarke, Nash e Hicks) se reuniu novamente para gravar o disco What Goes Round, cujo destaque é a versão dos Hollies para o clássico Stop! In the Name of Love.

Em 1984, terminada a tour de aniversário, Nash voltou para seus compromissos com o Crosby, Stills & Nash e o colaborador Alan Coates, que vinha atuando desde 1981, foi efetivado como membro regular. O tecladista Denis Haines também veio reforçar o time . Nesse ano, depois de figurar num comercial de cerveja, o clássico He Ain’t Heavy He’s My Brother foi relançado e alcançou os primeiros lugares nos charts. A banda tomou gosto elas turnês e nos anos de 1984 e 85 botaram o pé na estrada e visitaram inúmeras cidades inglesas. Em 1986, houve uma pequena modificação no line up, com a saída do baixista Steve Stroud e a entrada de Ray Stilles em seu lugar.

Os Hollies entraram ma década de 90 atuando mais como banda de revivals, sem lançar discos inéditos e constantemente na estrada, liderada pelo trio central Clarke/Hicks/Coates. O baixista Steve Stroud voltou à banda em 1990 e o tecladista Dave Carey entrou no lugar de Denis Haines. para a turnê de 1991, houve nova mudança de tecladista: saiu Carey entrou Paul Bliss (que já havia atuado na banda nos anos 70 e 80). Stroud saiu de novo e Ray Stilles voltou de forma permanente (Stroud ainda substituiu Stilles em alguns shows em 1996). Houve nova troca de tecladista e Ian Parker se tornou membro dos Hollies. A partir de 1991, a banda se estabilizou em torno dessa formação.

Em 1993, foi lançado o álbum The Air That I Breathe, compilação comemorativa dos 30 anos da banda, com a faixa inédita The Woman I Love (Kershaw), que foi lançada em single, tendo como lado B, um cover ao vivo dos Hollies para o clássico Purple Rain do cantor Prince. Em 1997, foi lançado o álbum ao vivo Archive Alive, mostrando shows da banda em 1983 contando com  Graham Nash na turnê daquele ano. O cantor e tecladista John Miles (conhecido no Brasil pelos sucessos My Song For You e Music) substituiu Allan Clarke no começo de 1999.

Em 2000, a banda teve uma baixa entre os membros fundadores. O frontman Allan Clarke resolveu se aposentar do show business de forma definitiva, deixando seus colegas e os fãs dos Hollies tristes com sua partida. Para o lugar do fundador Clarke, a banda chamou o veterano cantor e tecladista Carl Wayne (nascido Colin David Tooley no dia 18 de agosto de 1943 em Birmingham, Inglaterra), um dos fundadores da lendária banda The Move, que deu origem à Electric Light Orchestra. Mesmo mantendo o mesmo repertório que consagrou os Hollies, a chegada de Wayne, um performer e vocalista de primeira, deu um novo gás pra banda.

Em 2003, por ocasião do 40º aniversário dos Hollies,  a banda gravou uma música nova, How Do I Survive? (Paul Bliss), único registro de inédito de Carl Wayne em sua passagem pela banda que figurou na coletânea Hollies Greatest Hits. Naquele ano, houve uma nova turnê comemorativa. Em 2004, os Hollies tiveram uma lamentável perda. O showman e voz da banda, o amigão Carl Wayne, diagnosticado com um câncer no esôfago, perdeu a batalha para a doença e faleceu no dia 31 de agosto daquele ano.

Hollies em 2000, com o saudoso Carl Wayne

Hollies em 2000, com o saudoso Carl Wayne

Conclui no próximo post

Deixe um comentário

Arquivado em Biografias, Grandes Nomes do Rock, Música, Rock and Roll

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s