Grandes Nomes do Rock: The Hollies, finale

Em 1984, o guitarrista e vocalista Alan Coates entrou no lugar de Graham Nash, que tinha participado da turnê de 20 anos dos Hollies. A partir desse ano, a banda passou a fazer mais turnês apresentando grandes clássicos de sua carreira. Em 1991, após algumas mudanças, a formação dos Hollies se consolidou com Coates, Allan Clarke (vocais), Tony Hicks (vocais, guitarra), Bobby Elliott (bateria), Ray Stilles (baixo, vocais) e Ian Parker (teclados, cordas). Em 2000, o veterano fundador Clarke resolveu se aposentar do show business e deixou a banda, sendo substituído pelo competente Carl Wayne (ex-The Move), que foi frontman dos Hollies até sua lamentável morte em 2004, vítima de câncer.

Para o lugar deixado por  Carl Wayne, foi chamado o cantor e guitarrista Peter Howarth (nascido no dia 3 de maio de 1960 em Blackburn, Lancashire, Inglaterra), conhecido músico de estúdio que já havia trabalhado antes com Cliff Richard e The Who. No mesmo amo, Alan Coates deixou a banda e foi substituído por  Steve Lauri, consolidando a ataula formação da banda. A trinca vocal Hicks/Lauri/Howarth agora é a responsável por manter ativo o estilo que consagrou os Hollies desde os anos 60. 

Em 2006, a banda gravou um trabalho inédito, o álbum Then, Now and Always, algo que não faziam desde What Goes Wrong de 1983, que havia contado com o membro fundador Graham Nash. Os destaques são: Hope (Rob Davis, Steve Mac), Break Me (Davis, Gregg Alexander, Enrique Iglesias), Shine On Me (Robert Hart, Mark Read, Cliff Masterson) e Suspended Animation (Rob Davis, Tom Nicholls). Em 2009, a banda lançou seu segundo álbum com a formação atual, Then, Now, Always, destacando as músicas If You See Her (Mark Read/Hanne Soervaag), One Touch (Stefan Olsson, Fred Johansan, Mark Read), Passengers (Rob Davis, Shelley Poole), I Would Fly (Mark Read, Graham Stack) e a faixa que intitula o disco (Bobby Elliott, Mark Nelson). No dia 30 de abril desse ano, Ron Richardso descobridor e produtor dos Hollies até 1979 faleceu.

Nesse ano, os Hollies foram introduzidos no Rock and Roll Hall of Fame, numa cerimônia que agraciou com a honraria os fundadores Allan Clarke e Graham Nash junto com os membros da formação clássica Tony Hicks, Bobby Elliott e Eric Haydock, além de Bernie Calvert e Terry Sylvester, que substituíram Haydock e Nash, respectivamente. Era esperado que houvesse um megaencontro de diversas fases dos Hollies nos anos 60, mas Hicks e Elliott não puderam comparecer ao evento por conta de compromissos com o atual line up. Sendo assim, os espectadores do R&RHOF viram a mais inusitada formação dos Hollies de todos os tempos, com Nash e Sylvester e Haydock e Calvert (substituídos e substitutos) lado a lado.

Quem esteve presente àquela cerimônia, viu pela primeira vez em duas décadas os dois amigos de infância e colegas de escola que decidiram formar um duo que acabou fazendo com que começasse a saga de uma das melhores e mais importantes bandas de Rock de todos os tempos. Clarke e Nash cantaram clássicos da banda como Bus Stop Carrie Anne (junto com Adam Levine e Jesse Carmichael da banda Maroon 5) e Long Cool Woman in a Black Dress, com Terry Sylvester, Steve Van Zandt e Pat Monahan (da banda Train). Os novos membros do Rock and Roll Hall of Fame foram efusivamente aplaudidos de pé.

Os Hollies chegam ao ano de 2013, ano de seu cinquentenário tendo conseguido atravessar cinco décadas tocando sem parar, sem nenhuma pausa, embora tenha acontecido inúmeras mudanças em sua formação. O guitarrista Hicks e o batera Elliott são os veteranos, responsáveis pela maturidade e consistência dessa verdadeira  instituição roqueira chamada Hollies. Lá fora, estão em pleno festejo de mais um aniversário e mostram que não lhes falta gás para mais cinquenta anos. Cabe a nós, brasileiros torcer para que, de repente, eles queiram dar o ar de sua graça por essas paragens. Quem viver verá. 

Hollies em seu cinquentenário

Hollies em seu cinquentenário

Fontes:

Wikipedia

http://www.hollies.co.uk (site oficial)

Deixe um comentário

Arquivado em Biografias, Grandes Nomes do Rock, Música, Rock and Roll

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s