Grandes Duplas Musicais: Leiber & Stoller, finale

Jerry Leiber e Mike Stoller se conheceram em 1950 e descobriram afinidades musicais. Coemaçaram a escrever juntos algumas músicas para artistas do Blues como Jimmy Witherspoon e Big Mama Thornton. Criaram a Sparks Records que logo foi adquirida pela major Atlantic, que aproveitou o talento da dupla para torná-los seus produtores fonográficos. Começaram a trabalhar com os Coasters, Drifters e Elvis e começaram a entrar em evidência, escrevendo muitos clássicos do Rock.

Graças à Segunda Onda, trazida pelos Beatles e as hordas da Invasão Britânica, o interesse nas músicas da dupla alcançaram os jovens da década de 60. Os Fab Four gravaram várias composições dos mestres em seu período pré-fama como Searchin’Three Cool CatsYoungblood e Kansas City (que faz um medley clássico com Hey Hey Hey Hey de Little Richard). Seguindo os Beatles, bandas e artistas dos dois lados do Atlântico gravaram músicas da dupla: HolliesStonesMonkees, Searchers, Beach BoysThe Mamas & The PapasThe Who e muitos outros. Eles saíram da Atlantic e assinaram com a United Artists, compondo e produzindo para Jay & The Americans (She Cried) e The Exciters (Tell Him). Criaram o selo Red Bird Records que teve em seu cast grupos vocais como The Shangri-Las (com seu hit Leader of the Pack) e Dixie Cups (Chapel of Love), que fizeram bonito nas paradas de sucesso. Dentre as equipes criativas estava o tarimbado casal de compositores Jeff Barry e Ellie Greenwich, que também trabalhavam no Brill Building de Don Kirchner. Onze dos 30 singles lançados pela gravadora figuraram no Top 40 da Billboard.

No fim da década, entretanto, eles venderam o selo e começaram a a trabalhar de forma independente,  compondo Is That All There Is? para Peggy Lee, música que deu à cantora um Grammy na categoria Melhor Cantora. Também escreveram para ela um hit menor, I’m a Woman. Um dos últimos sucessos de sua lavra foi Stuck in the Middle With com Stealers Wheel. Na segunda metade da década de 70, foram trabalhar para Herb Alpert na A&M Records produzindo o álbum Two Days Away da cantora Elkie Brooks, que teve um grande êxito no Reino Unido e alguns países da Europa por causa da música Pearl’s a Singer, coescrita com Ralph Dino e John Sembello. Um ano depois, a mezzo-soprano Joan Morris e seu marido, o pianista e compositor William Bolcom gravaram um disco chamado Other Songs By Leiber & Stoller, apresentando composições menos conhecidas e satíricas da dupla, incluindo as então inéditas Let’s Bring Back World War I, escrita especialmente para os intérpretes e Humphrey Bogart, divertida homenagem ao grande ator de cinema.  Em 1979, produziram outro álbum de Ekie Brooks, Live and Learn.

Entraram na década de 80 em alta. Em 1982, o tecladista Donald Fagen da famosa banda Steely Dan regravou seu clássico Ruby Baby (original com Drifters) em seu álbum The Nightfly, ao mesmo tempo que o cantor de Soul Michael McDonald (ex-Doobie Brothers) lançou  I Keep Forgettin’ (Every Time You’re Near), adapção do clássico da dupla I Keep Forgettin. Em 1985, foram introduzidos no Songwriters Hall of Fame e dois anos depois no Rock and Roll Hall of Fame. Em 1988, sua Hound Dog (sucesso de Elvis Presley e Big Mama Thornton) entrou para o Grammy Hall of Fame.

Na década de 90, continuaram as premiações: em 1991, ganharam o ASCAP’s Founders Award; em 1994, ganharam uma Estrela na Calçada da Fama em Hollywood; em 1995, saiu o premiado musical da Broadway Smokey Joe’s Cafe cheio de composições da dupla; em 1996, ganharam da National Academy of Songwriters um prêmio pelo conjunto da obra; em 1997, o

  • Distinguished Artist Award (Los Angeles Music Center), em 1999, NARAS (Grammy) Trustees Award. No século XXI, mais prêmios: Em 2000, foram agraciados com o

Johnny Mercer Award da National Academy of Popular Music, o Ivor Novello e o 

  • International Songwriters Award. Em 2005, vieram o
  • ASMAC 

 President’s Award, 

  • o

World Soundtrack Award/Flanders International Film Festival 

  • e o reconhecimento do clássico de Leiber & Stoller,
  • Kansas City, como canção oficial da cidade de Kansas City, Missouri. Em 2009, foi lançada a autobiografia da dupla, Hound Dog: The Leiber and Stolles Autobiograph, que contou coma colaboração de David Ritz.

O estimado Jerry Leiber faleceu no dia 22 de agosto de 2011, aos 78 anos, vítima de uma falha cardio-pulmonar. No ano seguinte, Mike Stoller escreveu a canção inédita Charlotte, interpretada por Steve Tyrell na Convenção Nacional do Partido Democrata na cidade de Charlotte, Carolina do Norte.

Fontes:

Wikipedia

http://web.archive.org/web/20070818143208/www.mcportsmouth.freeserve.co.uk/a/all.htm

http://www.leiberstoller.com/

2010

MIke e Jerry em 2010: uma das maiores parcerias da história da música

 

Deixe um comentário

Arquivado em Biografias, Música, Rock and Roll

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s