Doo Wop & Vocal Groups Review: The Five Satins

Vamos inaugurar mais uma nova seção aqui no nosso Musical Review. Aqui iremos falar sobre grupos lendários de Doo Wop em todos os seus estilos e desdobramentos. Os grupos de Doo Wop fazem parte da essência da Primeira Onda do Rock and Roll e essa tendência teve início ainda nos anos 40 com grupos como Tke Ink Spots e Mills Brothers. Ainda que tenha tido um certo declínio a partir dos anos 60, sua influência é sentida no estilos de bandas como Beatles, MonkeesHollies e Beach Boys. Para começar este novo espaço, vamos falar de The Five Satins.

The Scarlets, uma primeira manifestação do grupo, foi formada em New Haven, Connecticut em 1954 por Fred Parris (nascido no dia 25 de março de 1936), egresso do grupo vocal The Canaries e tinha nesse time original Sylvester Hopkins (primeiro tenor), Nathaniel Mosely, Jr. (segundo tenor), Albert Denby (barítono) e William L. Powers (baixo), todos alunos da Hillhouse High School. Por ser o principal compositor, Fred naturalmente foi escolhido como vocalista principal e líder do grupo. Com essa responsabilidade nas costas, o então jovem de 17 anos foi a Nova York para encontrar alguma gravadora interessada no passe do grupo. Mostrou uma demo com a composição Dear One para o selo Red Robin, que tinha o grupo The Velvets como uma de suas estrelas. Bob Robinson, o big boss da gravadora não ficou impressionado com o grupo mas acabou fechando com eles, graças a influência de Dan Robinson, seu irmão e co-proprietário, que gostou do que ouviu. O single com Dear One/I’ve Tried fez um certo sucesso local.

No ano seguinte, os garotos foram todos convocados pelo exército e tiveram que servir à pátria. Antes gravaram um single de despedida pela Red Robin, Kiss Me. Certo dia, quando estava de sentinela em sua base, Fred compôs aquela que viria a ser a mais importante música de sua carreira, In the Still of the Night. Enquanto ainda servia no exército, Fred voltou para New Haven e formou um grupo novo que contou com Lou Peebles (tenor), Ed Martin (barítono), Stanley Dortch (tenor) e Jim Freeman (baixo). Decidiu rebatizar o grupo pensando em algo que soasse como Scarletts (escarlates) e Velvets (veludos). Resultado: The Five Satins (satin = cetim).

Em 1956, os Satins gravaram In the Still of the Night no porão da igreja de St. Bernardette e foi lançado como lado B de Jones Girls. A música foi um estrondoso sucesso dando visibilidade ao grupo. Só que Parris foi deslocado para servir no japão e após uma mudança significativa no line up,  contando apenas com Freeman e Martin mais os novatos Tommy Killbrew e Bill Baker (escolhido como novo vocalista principal) e o pianista Jessie Murphy. Gravaram o single To the Aisle que também teve uma boa repercussão. Em 1958, quando Fred deu baixa honrosa no exército, retornou e não reivindicou sua volta aos Satins, preferindo formar outro grupo com Lou Peebles (ex-Satins), Sylvester Hopkins (que havia feito parte dos Scarletts) mais Richie Freeman e Wes Forbes, ex-Starlarks. O grupo foi batizado Fred Parris & The Scarletts.

Felizmente, os Five Satins (digamos genéricos) decretaram o fim do grupo em 1960 e Fred pôde usar o nome novamente. Só que nessa altura dos acontecimentos, os grupos de Doo Wop começaram a declinar e muitos deles foram extintos. Fred, Lou e Richie resolveram nadar contra a maré e mantiveram o grupo. Graças ao revival dos anos 50 que conteceu no início da década de 60, graças ao filme Let the Good Times Roll, os Satins voltaram escalando um time novo com contou com Parris, Peebles, Freeman mais Jimmy Burtis e Corky Rogers. Nessa altura, o grupo assumiu a característica de revival (c0mo seus contemporâneos Coasters e Belmonts) 

Bill Baker formou seus próprios Satins nos anos 80, contando com Sylvester Hopkins (membro original) mais os irmãos deste Arthur e Frank Hopkins. Nunca houve tensão entre os grupos liderados por Fred e Bill, que conviveram de forma amistosa. Bill Baker faleceu em 1994. Os Satins de Parris foram introduzidos no Vocal Group Hall of Fame em 2003 e até hoje, depois de inúmeras formações, o grupo continua na ativa, sempre contando com o incansável Fred Parris, único membro original do grupo e Richie Freeman.

Fontes:

Wikipedia

http://www.tsimon.com/satins.htm

http://www.vocalgroup.org/inductees/the_five_satins.html

Fred Parris, o fundador e líder: Quase 60 anos de grupo

Fred Parris, o fundador e líder: Quase 60 anos de grupo

5satins

Five Satins em seus anos gloriosos

Deixe um comentário

Arquivado em Aniversariantes, Biografias, Doo Wop & Vocal Groups Review, Música, Rock and Roll, The Beatles, The Monkees

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s