Grandes Nomes do Soul: The Isley Brothers, parte 2

Os Isley Brothers começaram como um quarteto em Cincinatti, Ohio, sua cidade natal. Após a morte prematura de Vernon Isley, seu irmão mais novo e vocalista principal da banda em 1957, o trio remanescente decidiu tentar a sorte em Nova York e após gravarem alguns singles de relativo sucesso no selo Teenage Records, mudaram-se para Washington, D.C., onde assinaram com a major RCA Records. Gravaram seu primeiro clássico Shout! (parts 1 and 2) que não foi lá essas coisas nos charts. Após seguidos fracassos, eles foram dispensados e ficaram um tempo na Atlantic Records, onde também amargaram o fracasso. Foi na Scepter Records, em 1962, que as coisas começaram a acontecer.

Nesse ano, os Isleys gravaram a composição de Bert Berns (sob pseudônimo Phil Medley & Bert Russell), Twist and Shout  que após a decepção com a gravação original feita pelo grupo Top Notes, sob supervisão de Phil Spector, resolveu produzir sozinho o trabalho para mostrar ao então iniciante Spector, como se fazia uma produção. Berns não estava errado, pois o single dos iselys alcançaram o segundo lugar noc harts de R&B, ficando, inclusive no Hot 100 (17ª posição) na parada pop e em 42º nos charts britânicos. Falando no mercado britânico, um certo quarteto oriundo de Liverpool incluiu essa música em seu repertório e em seu álbum de estréia e tempos depois fez um enorme sucesso com ela. O single abriu as portas para os Isleys que começaram a aparecer em vários programas de TV por conta do boom do Twist causado por Chubby Checker.

Gravaram o álbum Twist and Shout  e usaram e abusaram do Twist em várias músicas do disco como Nobody But Me (composição dos irmãos que foi um grande sucesso com a banda de Rock norte americana Human Beinz), The Drag, The Snake, Twistin’ With Linda e o cover de Stagger Lee (Lloyd Price). Também se destaca a linda e deliciosa balada Soul Time After Time (Jule StyneSammy Cahn).

Em 1963, mantiveram a onda do Twist como mote no álbum Twisting and Shoutin. Destaque para os clássicos Let’s go Let’s Go Let’s Go (original de Hank Ballard & The Starlighters), Please, Please, Please (de James Brown),  Long Tall Sally (Little Richard) e as composições próprias Surf and Shout (uma resposta a Twist and Shout?), What’cha Gonna Do, Do the Twist e Who’s That Lady, um Power Soul que se converteu num clássico do grupo, mostrando o caminho que eles seguiriam na metade da década de 60.

Em 1964, eles haviam ganhado dinheiro suficiente para criar seu próprio selo a T-Neck Records, mudando-se para perto da família em Nova Jersey. Nessa época, o grupo contava com a presença, como músico de apoio, do jovem guitarrista Jimmy James, ninguém menos que o futuro Rei da Guitarra Jimi Hendrix. Contando com o músico nas sessões de gravação, os Isleys gravaram seu clássico Testify (parts 1 & 2). Hendrix ainda participou do single seguinte, Move On Over and Let Me Dance.

Em 1965, Hendrix deixou de oferecer seus préstimos ao grupo e os irmãos resolveram deixar a T-Neck Records em segundo plano oara assinarem com a lendária gravadora Tamla Motown, verdadeiro celeiro de talentos afro-americanos. Lá, gravaram o bem sucedido single This Old Heart of Mine (Holland-Dozier-Holland), varedadeiro clássico sob a produção da fabulosa trinca Brian Holland, Lamont Dozier e Eddie Holland. O single foi o segundo da história do s Isleys a figurar no Top 40 da Billboard.

Continua no próximo post

Isley Brothers contando com o futuro Rei da Guitarra Jimi Hendrix

Isley Brothers contando com o futuro Rei da Guitarra Jimi Hendrix

Deixe um comentário

Arquivado em Biografias, Grandes Nomes do Soul, Música, Rock and Roll, Soul e R & B

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s