Grandes Nomes do Soul: The Isley Brothers, parte 3

O single de Twist and Shout foi um grande êxito e os Isley Brothers aproveitaram a onda do Twist que tomava conta da moçada em 1962, aparececendo em vários programas de TV da época. Gravaram seu primeiro álbum pela Scepter Records, com o  mesmo nome do bombástico hit do grupo. No ano seguinte, lançaram o álbum Twisting and Shouting e em 1964 acabaram fundando o próprio selo fonográfico T-Neck Records, mudando sua base de operações para Nova Jersey. Nessa época, o guitarrista da banda de apoio era o jovem Jimmy James (que faria história como o Deus da Guitarra Jimi Hendrix). Em 1965, os Isleys assinaram contrato com a Tamla/Motown.

Em 1966, foi lançado o álbum This Old Heart of Mine (mesmo nome do single de sucesso lançado no ano anterior), que teve produção das feras Brian Holland, Lamont Dozier e Eddie Holland junto com o grande compositor William “Mickey Stevenson e o “big boss” da gravadora Berry Gordy. Nessa sessão, além da faixa que intitula o single e o álbum, eles gravaram os petardos clássicos Nowhere to Run (grande sucesso com Martha & The Vandellas, Stop! In the Name of Love (célebre hit das Supremes), Baby Don’t You Do It, Put Yourself in my Place e I Hear a Synphony (outro sucesso de Diana Ross e suas companheiras).

Em 1967, saiu o álbum Soul on the Rocks,  cheio de músicas compostas pela dupla Barrett Strong e Norman Whitfield, contando com a esplendorosa produção de Whitfield junto com Ivy Jo Hunter e Smokey Robinson. O carro-chefe do disco é a deliciosa That’s the Way Love Is (que fez muito sucesso no filme Commitments – Loucos pela Fama décadas mais tarde), que teve êxito como single, ficando em 2º nos charts de R&B e em 7º na parada pop da Billboard. Outros destaques são os clássicos Tell Me It’s Just a Rumour, Baby, One Too Many Heardaches e Behind a Painted Smile [uma das minhas músicas favoritas de todos os tempos – n. do ed.], onde Ronnie mata a pau com seu fantástico falsete.

Em 1968, apesar do grande êxito da parceria com a Motown, os Isley Brothers saíram da gravadora e reativaram a T-Neck Records, além de terem feito um boma cordo de distribuição com a Budhah Records. No ano seguinte, eles gravaram o single It’s Your Thing,  onde contaram com o apoio dos músicos George Moreland (bateria),o irmão mais novo dos Isleys Ernest “Ernie” Isley (nascido no dia 7 de março de 1952 em Cincinatti, Ohio, EUA), no baixo, Charles “Skip” Pitts (guitarra), Herb Rooney (teclados) e George Patterson (saxofone e arranjos), muitos deles da banda de Wilson Pickett.

Em 1969, gravaram o álbum com o mesmo título do single de sucesso, sendo a primeira vez em que eles contaram com os irmãos mais novos Ernie Isley (que havia participado do single) e Marvin Isley (nascido em 18 de agosto de 1953 em Cincinatti, Ohio, EUA), guitarra e baixo, respectivamente, além do cunhado Chris Jasper (nascido Christopher H. Jasper em 30 de dezembro de 1951 em Cincinatti, Ohio, EUA) no piano e teclados. O tecladista Everett Collins foi outro músico de estúdio no disco. Os destaques ficam por conta da música que intitula o disco numa versão diferente, além de Somebody Been Messin’Feel Like the World e Don’t Give It Away, todas assinadas pelos Isley Brothers.

No mesmo ano, gravaram o álbum The Brothers: Isley, contando com o mesmo time do disco anterior e que teve como destaque as músicas I Turned You On, Black Berries e Holding On, todas composições próprias. Também foi lançado o álbum duplo Live at Yankee Stadium, gravação de um antológico show onde dividiram o spotlight com os sensacionais grupos Edwin Hawkins Singers (do grande sucesso Oh Happy Day!), The Brooklin Bridge (que cantaram o clássico sempiterno do Soul People Get Ready), além de Five Stairsteps, Judy White e Sweet Cherries.

Continua no próximo post

Isleys e Motown: uma parceria de sucesso

Isleys e Motown: uma parceria de sucesso

Deixe um comentário

Arquivado em Biografias, Grandes Nomes do Soul, Música, Sem categoria, Soul e R & B

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s