Grandes Nomes do Soul: The Isley Brothers, parte 4

Em 1966, os Isley Brothers gravaram seu primeiro álbum pela Motown, This Old Heart of Mine, na esteira do sucesso do single homônimo. No ano seguinte, veio outro álbum bem sucedido, Soul on the Rocks. Em 1968, deixaram a Motown e reativaram sua gravadora a T-Neck Records. Gravaram o single It’s Your Thing (contando com músicos da banda de Wilson Pickett), seu primeiro número um nas paradas de R&B e no ano seguinte, lançaram o álbum homônimo, este com os irmãos mais novos Ernie e Marvin Isley e o cunhado Chris Jasper. No mesmo ano, vieram The Brothers: Isley e uma participação no álbum duplo Live at Yankee Stadium.

Em 1970, saiu o álbum Get Into Something, produzido por Ronnie e Rudy, onde contaram com os músicos de Wilson Pickett, que tinham tocado do single It’s Your Thing. No disco, embora Ronnie fosse o cantor principal do grupo, pela primeira vez, os mais velhos Kelly e Rudy fazem vocais principais em I Need You SoI Got To Find Me One, respectivamente. Ronnie e Rudy dividem os vocais em  If He Can You Can. Outros destaques: Freedom e Keep on Doin’, além da faixa que intitula o disco.

Em 1971, os três mais novos membros começaram a sair da sombra dos mais velhos, deixando de ser meros  músicos de apoio, gravando o esplêndido álbum Givin’ It Back, embora ainda não aparecessem na capa dos discos. O trabalho é uma releitura particular dos Isleys para alguns consagrados clássicos do Rock sessentista como Ohio/Machine Gun (um mix dos sucessos de Crosby, Stills, Nash & Young e Jimi Hendrix), Lay Lady Lay (hino máximo do bardo Bob Dylan), Spill the Wine (Eric Burdon & War) e Cold Bologna, composição do soulman Bill Withers, contando com a especialíssima participação dele na guitarra. Os músicos de apoio Chester Woodard (guitarra), John Mosley (flauta), Gary Jones e Buck Clarke (congas) dão conta do recado.

Em 1972, foi lançado o álbum Brother, Brother, Brother, com produção dos próprios Isley Brothers. Nesse disco, eles fazem um cover fenomenal do clássico de Carole King, It’s Too Late. Outra música de King, Brother, Brother também abrilhanta o álbum. Outros destaques ficam por conta de Put a Little Love in Your Heart (Randy Myers, Jackie DeShannon), Pop That Thang (Herman Kelly, Clyde Otis, Isley Brothers) e Lay Away (Isley Brothers). A banda voltou a ficar em evidência no Top 40 das paradas com o single Pop That Thang.

Em 1973, a parceria com a Budhah Records chegou ao fim e a T-Neck firmou um acordo com a major Epic Records. Finalmente, Ronnie, Rudy e Kelly reconheceram o esforços de Ernie, Marvin e Chris e os três caçulas foram efetivados como membros oficiais da banda, que virou um sexteto. Foi lançado o rpimeiro álbum ao vivo do grupo, The Isley Live que capturou uma apresentação dos Isleys no Bitter End em Nova York.

Nesse mesmo ano, gravaram e lançaram o antológico álbum 3+3, produção de Rudy e Ronnie que finalmente traz na capa os seis caras da banda. Os destaques são os clássicos isleyanos That Lady (parts 1 & 2) e Highways of My Life [outra música dos Isleys pela qual sou apaixonado – N. do Ed.]. Também se destacam os covers fabulosos de Listen to the Music (hit máximo dos Doobie Brothers) e Summer Breeze (a deliciosa balada do duo Seals & Croft). Completam a banda nesse disco o batera George Moreland e o percussionista Truman Thomas (congas). O disco teve uma ótima recepção, ficando em 2º lugar na parada Black e em 8º nos charts Pop. Foi a primeira vez que eles ganharam um disco de platina.

Continua no próximo post

Aritmética do Soul: 3+3 = Isley Brothers

Aritmética do Soul: 3+3 = Isley Brothers

Deixe um comentário

Arquivado em Biografias, Grandes Nomes do Soul, Música, Rock and Roll, Sem categoria, Soul e R & B

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s