Grandes Nomes do Soul: The Isley Brothers, parte 5

Em 1970, os Isleys lançaram o álbum Get Into Something e no ano seguinte, voltaram a contar com os 2 irmãos mais novos Ernie e Marvin e o cunhado Chris Jasper no álbum Givin’ It Back, releitura de alguns clássicos de Rock, onde mostraram que eram muito mais do que uma mera banda de apoio dos manos famosos. Em 1972, saiu Brother, Brother, Brother e também o primeiro registro ao vivo do grupo, The Isley Live. Em 1973, a banda se firmou oficialmente como sexteto no clássico álbum 3+3, um dos mais premiados da carreira dos Irmãos de Cincinatti.

Em 1974, foi lançado o álbum Live It Up, com produção da banda, onde eles investem no Soul/Funky que virou sua marca registrada dos anos 70 em diante. O destaque é a linda balada Soul Hello It’s Me (Todd Rundgren). Também podemos citar também Live It Up, parts 1 & 2, Lover’s Eve e Midnight Sky, parts 1 & 2, composições assinadas pelo sexteto (Isley, Isley, Jasper, Isley, Isley). O disco foi outro sucesso arrebatador dos Isleys, chegando a ficar em primeiro lugar absoluto nas paradas Black e em 14º nos charts Pop. Graças ao desempenho, eles ganharam um Disco de Ouro.

Em 1975, veio o álbum The Heat Is On, outro trabalho clássico do sexteto, também produzido por eles. Nesse disco, Ernie Isley mostra porque é considerado um dos melhores guitarristas do mundo, com sua levada inspirada em Jimi Hendrix. Foi nesse disco que eles gravaram seu bombástico clássico a Soul Ballad For the Love of You (parts 1 & 2), além de Fight the Power, parts 1 & 2, outra pérola do repertório isleyano e a faixa que dá título ao álbum (também dividida em parte 1 e 2). Foi a primeira vez que os Isleys chegaram ao topo das paradas Pop e Soul (primeiro lugar absoluto), sendo um dos únicos artistas afro-americanos a conseguir esse feito. Por causa do ótimo desempenho, eles receberam o Disco de Platina Duplo, além de críticas pra lá de favoráveis das revistas Rolling Stone e Melody Maker, verdadeiras bíblias musicais.

Em 1976, saiu Harvest for the World, outra pérola dos Isley Brothers, produzida pela banda e talvez um dos melhores discos da década de 70. Com todas as músicas assinadas pelo sexteto, a faixa que intitula o álbum é um verdadeiro hino pacifista e fez muita gente dançar juntinho nos bailes setentistas. Outra música que fez os casais trocarem beijos apaixonados e se amarrarem foi a deliciosa balada Soul Let Me Down Easy (clássico absoluto da banda!), com acompanhamento de flauta sintetizada feito pelo genial Chris Jasper. Outros destaques são So You Wanna Stay Down e (At Your Best) You Are Love. Eles chegaram ao primeiro lugar nos charts de Soul e ficaram em 9º na parada Pop.

Em 1977, saiu o álbum Go for Your Guns, produzido pelos Isley Brothers, repleto de clássicos como a faixa título, Footsteps in the Dark, parts 1 & 2, The Pride, parts 1 & 2, Livin’ in the Life e a deliciosa e sensual balada Soul Voyage to Atlantis. Resultado: foi a terceira vez consecutiva que a banda liderou os charts de Soul da Billboard. também conseguindo a sexta colocação na parada Pop. os singles extraídos do disco, The Pride e Livin’ in the Life também fizeram bonito nas paradas. Os isley brothers se consolidaram como uma das lemlhres bandas de Soul dos EUA junto com seus contemporâneos do Earth, Wind & Fire e Ohio Players.

Em 1978, foi lançado o álbum Showdown, nova produção bem sucedida com composições assinadas pelos Irmãos de Cincinatti, que além da faixa título (em duas partes), contou com a força de Groove With YouRockin’ With Fire, Pt. 1 & 2Take Me to the Next Phase, Pt. 1 & 2 e Love Fever, parts 1 & 2. Não teve prá ninguém: quarta vez em primeiro lugar absoluto nas paradas Soul, além de ter ficado em 4º lugar no cobiçado Top 5 Pop da Billboard. O single Take Me to the Next Phase também teve um bom desempenho, liderando as paradas de Soul dos EUA.

Continua no próximo post

Showdown: pela quarta vez os Ilsey brothers ficaram no topo das paradas Soul

Showdown: pela quarta vez os Ilsey brothers ficaram no topo das paradas Soul

Deixe um comentário

Arquivado em Biografias, Grandes Nomes do Soul, Música, Rock and Roll

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s