Grandes Nomes do Soul: The Isley Brothers, parte 7

Em 1979, os Isleys lançaram o álbum Winner Takes All, onde eles aderiram à onda Disco. Em 1980, veio Go All the Way, mantendo o êxito de uma década só na liderança das paradas. Em 1981, eles vieram com The Grand Slam, usando pela primeira vez em uma década músicos adicionais. Começaram os primeiros desentendimentos entre seus membros. Em 1982, flertaram com o Electro Funk em The Real Deal, que não segurou a onda como seus predecessores. Em 1983, saiu Between the Sheets e a situação entre os mais velhos e os mais novos da banda começou a ficar insuportável, sendo esse o último trabalho deles como sexteto.

Em 1984, terminados os compromissos de Between the Sheets, Ernie e Marvin Isley e o cunhado Chris Jasper não eram mais membros dos Isley Brothers. Formaram o trio Isley-Jasper-Isley e assinaram com a CBS Records {N. do Ed. Vamos falar deles num post futuro], fazendo um enorme sucesso com o álbum Caravan of Love, um clássico do Soul nos anos 80. Kelly, Rudy e Ronnie Isley voltaram ao formato trio e assinaram com a Warner Brothers.

Em 1985, uma nova fase começou para os Isleys com o lançamento do álbum Masterpiece. Com uma competente banda de apoio, o álbum conta com músicas maravilhosas como May I (Isley Brothers, Elaine Jasper Isley), If Leaving Me Easy (Phil Collins), com o mais velho Kelly fazendo os vocais principais, Stay Cold (Stevie Wonder, Carmine Coppola) e The Most Beautiful Girl (Billy Sherrill, Rory Michael Bourke, Norris Wilson). O disco passou longe dos primeiros ligares nos charts, ficando em 19º na parada Soul e 140º na parada Pop. Kelly foi diagnosticado com câncer e começou a combater a doença. No dia 31 de março de 1986, o mais velho dos Isleys sucumbiu a um ataque cardíaco, deixando fãs da banda e amantes do Soul (como eu) órfãos de seu talento.

Em 1987, apesar da tristeza pela perda do querido irmão, Ronnie e Rudy voltaram aos estúdios para gravar e lançar o álbum Smooth Sailin’ contando com a cantora e compositora de Soul Angela Winbush como coprodutora. Ela também tocou teclados e sintetizadores. O percussionista brasileiro Paulinho da Costa foi um dos músicos de apoio do disco. Destacam-se as músicas Everything is Alright (com Rudy fazendo o vocal principal), It Takes a Good Woman e a pungente Send a Message, sua homenagem ao saudoso Kelly. O disco ficou no Top 10 das paradas Soul e no Top 40 dos charts Pop.

Em 1989, saiu Spend the Night – The Isley Brothers Featuring Ronald Isley, outra parceria dos Isleys com Angela Winbush (que assina todas as faixas, quebrando uma escrita histórica) e o último trabalho de Rudy Isley no grupo. Ele decidiu sair dos Isleys e dar por encerrada sua carreira musical, para tristeza de muitos fãs. Coube a Ronnie manter o legado que começou nos anos 50. Os destaques do disco ficam por conta de Spend the Night (Ce Soir), You’ll Never Walk Alone (não confundir com o clássico de Rodgers & Hammerstein) e One of a Kind. Há também uma participação especial do então famoso rapper Kool Moe Dee, dividindo o microfone com Rudy em Come Together (não é a famosa composição de Lennon & McCartney). O disco figurou no Top 30 dos charts Soul.

Em 1991, sai o álbum Tracks of Life, onde Ronnie conta com a valiosa ajuda de Angela Winbush como coprodutora e volta a contar com seus manos caçulas Ernie (guitarra) e Marvin Isley (baixo) após 7 anos da ruptura da formação 3+3. Os destaques são as faixas Whatever Turns You On, Sensitive Lover, Dedicate This Song e uma pequena homenagem ao Brasil chamada Brazilian Wedding Song (Setembro), apesar de a banda jamais ter estado por aqui. Em 1992, os Isleys sobreviventes (Ronnie, Rudy, Ernie e Marvin) juntaram-se ao cunhado Chris Jasper para a cerimônia de inclusão da banda no Rock and Roll Hall of Fame.

Conclui no próximo post

Deixe um comentário

Arquivado em Biografias, Grandes Nomes do Soul, Música, Rock and Roll, Soul e R & B

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s