Grandes Nomes do Soul: Atlantic Starr, finale

Em 1982, o Atlantic Starr lançou o álbum Brilliance, que foi a consagração da banda, tornando-a famosa em escala nacional. A vocalista Sharon Bryant começou a ganhar mais destaque que seus colegas e em 1983, foi lançado o álbum Your Forever. Em 1984, a banda sofreu grandes baixas em sua formação, inclusive de sua frontwoman, Sharon, que partiu para a carreira solo. Barbara Weathers foi chamada para seu lugar e o Atlantic Starr se converteu num quinteto encabeçado pelos irmãos David, Wayne e Jonathan Lewis. Foi com essa formação que a banda gravou As the Band Turns (1985) e All in the Name of Love (1987), o melhor álbum de sua carreira.

Em 1988, a exemplo de sua predecessora, Barbara Weathers saiu do Atlantic Starr para a carreira solo logo após o lançamento do disco. A cantora Porscha Martin foi chamada para seu lugar e no ano seguinte, a banda lançou o álbum  We’re Movin’ Up, outra produção dos irmãos Lewis. Os destaques ficam por conta de My First Love, I’m In Love With You (D. Lewis, W. Lewis) e Woman’s Touch (Richard Feldman, Little Jimmy Scott). Apesar da boa recepção do single My First Love, o desempenho do disco foi regular (26º lugar nos charts R&B, 125º posto na parada Pop).  Foi o único trabalho da banda com Porscha Martin.

Em 1991, a banda contratou uma nova vocalista, Rachel Oliver. Com essa mudança, lançaram o álbum Love Crazy, que repetiu o time que produziu o álbum All in the Name of Love, o seja, os irmãos Lewis e  o consagrado Maurice White do Earth Wind & Fire. Tendo o clássico Masterpiece (Kenny Nolan) como carro chefe, além de faixas maravilhosas Unconditional Love e Love Crazy (ambas de D. Lewis, W. Lewis), o disco marcou a volta por cima do Atlantic Starr. O single ficou em terceiro lugar nos charts R&B e Pop, embora o álbum tenha ficado em 25º na parada R&B e em 125º nos charts Pop. Este acabou sendo do último trabalho pela Warner Brothers. Para a turnê ao Japão em 1992, a banda chamou mais uma vocalista, Crystal Blake.

Em 1994, a banda dispensou Rachel Oliver, chamando Aisha Tanner para seu lugar e fechou com a Arista Records, onde foi lançado o álbum Time, produzido pelos irmãos Lewis. O destaque fica por conta das músicas Lovin’ You All over Again (Dorothy Sea Gazeley, Doug Lenier, D. Lewis, W. Lewis), Time (D. Lewis, W. Lewis) e I’ll Remember You (Stacey Piersa, Elliot Wolff), que foi lançada como single que foi muito bem em vendagens. No geral, entretanto o álbum poi muito mal, o que levou o fundador e principal compositor David Lewis a deixar a banda. 

Em 1997, o Atlantic Starr resolveu voltar à ativa encabeçado por Wayne e Jonathan Lewis, contando com a volta de Rachel Oliver no lugar de Aisha Tanner mais o novo vocalista DeWayne Woods, mantendo a formação de quinteto. Gravaram o inexpressivo All Because of You pela SoundAsia EX e dois anos depois seu último álbum Legacy pelo pequeno selo independente Street Solid. Destacam-se as músicas Stand! (escrita por Sly Stone do lendário Sly & Family Stone), Legacy (Kevis White) e Love to the Rescue (Kevin Deane, Jonathan Lewis).

Apesar dos reveses, o Atlantic Starr resolveu continuar atuando como banda e está ativa até nossos dias, mesmo sem gravar nada desde então. Hoje, a banda conta com os irmãos Wayne e Jonathan Lewis, mais a cantora Melissa Pierce e o cantor L’ John Epps. Cada um dos que fizeram parte da banda seguiram seus rumos na vida: Porter Carroll Jr., o batera original gravou alguns trabalhos solo e hoje atua na banda que acompanha o cantor Daryl Hall (do Hall & Oates); o saxofonista Damon Rentie tamném gravou aalguma coisa sozinho e depois trabalhou com a banda DeBarge; o trompetista William Suderth tem atuado como requisitado músico de estúdio. O baixista Clifford Archer e o trompetista Duke Jones também continuam ativos como músicos; as cantoras Sharon Bryant e Barbara Weathers teve carreiras solo cheias de altos e baixos, mas estão também atuantes.

Fontes:

Wikipedia

http://www.rnbhaven.com/artist.php?artistid=155

http://www.allmusic.com/artist/atlantic-starr-mn0000509356

Atlantic Starr em 2012: ativos apesar de não gravarem há uma década Crédito: https://www.iticketsbarbados.com/wp-content/uploads/2011/12/Atlantic-Starr-Photos-600-x-10002.jpg

Atlantic Starr em 2012: ativos apesar de não gravarem há uma década
Crédito: https://www.iticketsbarbados.com/wp-content/uploads/2011/12/Atlantic-Starr-Photos-600-x-10002.jpg

Deixe um comentário

Arquivado em Biografias, Grandes Nomes do Soul, Música, Soul e R & B

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s