Doo Wop & Vocal Groups Review: The Tokens, parte 1

É um dos grupos de Doo Wop pouco conhecidos no Brasil pelo público em geral, embora seu maior sucesso, The Lion Sleeps Tonight, tenha ficado em evidência por causa da animação da Disney Rei Leão. É muito querido pelos aficionados do gênero e teve em suas fileiras o grande cantor e compositor Neil Sedaka. Vamos falar do sensacional The Tokens.

Em 1955, quatro estudantes da Brooklyn’s Abraham Lincoln High School, Neil Sedaka (nascido no dia 13 de março de 1939 no Brooklyn, NY, EUA), Hank Medress (nascido no dia 19 de novembro de 1938) juntaram-se a Eddie Rabkin e Cynthia Zolotin para formar um grupo vocal, ao qual chamaram inicialmente The Linc-Tones. Rabkin saiu em 1956, sendo substituído por Jay Siegel e o quarteto gravou seu primeiro single, While I Dream/I Love My Baby (duas músicas compostas pelo futuro duo Neil Sedaka & Howie Greenfield). Em 1957, Sedaka e Zolotin saíram e Hank Medress e Siegel resolveram manter o grupo ativo, chamando Warren Schwartz e Fred Kalstein para as vagas em aberto. Mudaram o nome para Darrell & The Oxfords e gravaram o single Picture in My Vallet.

Em 1960, foram recrutados o barítono Philip “Phil” Margo (nascido no dia 1º de abril de 1942 em Brooklyn, NY, EUA) e seu irmão, então com 13 anos, Mitch Margo (nascido em 25 de maio de 1947 no Brooklyn, NY, EUA), moleque com uma ótima voz de tenor e ainda por cima multiinstrumentista. O nome foi mudado para Tokens [símbolos, emblemas] e em 1961, gravaram o single Tonight I Fell In Love pela Warwick Records, que teve uma boa atuação nas paradas ficando em 15º lugar do Hot 100 da Billboard, o que abriu a oportunidade do grupo se apresentar no lendário American Bandstand, um dos melhores programas musicais  da TV norte americana. Sua aparição no programa rendeu uma fama enorme para o grupo.

Nesse mesmo ano, os Tokens gravaram pela RCA Victor, um cover de Solomon Linda, The Lion Sleeps Tonight, que por sua vez é a versão em inglês (adaptada por Solomon Linda, Hugo Peretti, Luigi Creatore e George David Weiss) para uma canção folclórica zulú chamada M’bube, anglicizada para Wimoweh. Contando com a soprano operística Anita Darian nos vocais de apoio, esse disco foi um enorme sucesso, chegando ao cobiçado número 1 da parada Hot 100 da Billboard. Nos charts britânicos, o single também fez bonto e chegou ao 11º posto. Os Tokens logo se tornaram um os grupos mais conhecidos dos EUA, além de terem ganhado muito dinheiro. Tanto esse compacto quanto o primeiro levaram o grupo a receber Discos de Ouro. Saiu o primeiro álbum da banda, que recebeu o nome de seu maior hit.

De 1962 a 1970, os Tokens mantiveram a linha e emplacaram vários singles que ficaram no Hot 100 como B’Wa Nina e La Bamba, um cover de Richie Valens, outro grande sucesso do grupo(1962); Hear the Blues e He’s in Town (1963);  I Hear Trumpets Blow (1966), It’s a Happening WorldPortrait of My Love (1967); She Lets Her Hair Down (Early in the Morning)Don’t Worry Baby, cover dos Beach Boys (1970). Cotado com o guitarrista Joe Venneri como um quinto elemento, também lançaram vários álbuns e fizeram aparições em programas televisivos.

Fundaram a Bright Tunes Productions e deram ao luxo também de produzir outros grupos vocais como Chiffons (He’s So Fine, One Fine Day), The Happennings (See You In September, I Got Rhythm e Go Away Little Girl), Randy & The Rainbows (Denise), Tony Orlando & Dawn (Candida, Knock Three Times, Tie a Yellow Ribbon Round the Ole Oak Tree), todos grandes hits da década de 60. Também fundaram sua própria gravadora, B.T. Puppy Records.

Conclui no próximo post

The Tokens (ou Linc-Tones) contando com Neil Sedaka

The Tokens (ou Linc-Tones) contando com Neil Sedaka

tokens foto

Aqui, a formação clássica

Deixe um comentário

Arquivado em Biografias, Doo Wop & Vocal Groups Review, Grupos vocais, Música, Rock and Roll

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s