Doo Wop & Vocal Groups Review: The Tokens, finale

Em 1956, Neil Sedaka e seus colegas de escola Hank Medress, Eddie Rabkin e Cynthia Zolotin formaram o grupo The Linc-Tones, que teve uma alteração em sua formação com a saída de Rabkin e a entrada de Jay Siegel. Lançaram seu primeiro single While I Dream que não teve boa vendagem, ocasionando as saídas de Sedaka e Zolotin. Medress e Siegel formaram outro quarteto chamado Darrell and the Oxfords. Em 1960, foi formado The Tokens, com a entrada dos irmãos Phil e Mitch Margo. Em 1961, o grupo gravou os bem sucedidos singles Tonight I Fell in Love e o mega-hit The Lion Sleeps Tonight. Isso ajudou o grupo a se consolidar e eles gravaram vários singles de sucesso, inclusive produzindo outros grupos vocais como Chiffons e The Happennings.

Desde 1961, quando estouraram com seu grande sucesso, os Tokens lançaram os álbuns The Lion Sleeps Tonight (1961), We, the Tokens, Sing Folk (1962)Wheels (1964), I Hear Trumpets Blow e The Tokens Again (1966), Back to Back e It’s A Happening World (1967) e Greatest Moments [In a Girl’s Life] (1970). Em 1971, saíram os álbuns Both Sides Now, December 5 e Intercourse. No ano seguinte, o cantor Robert John, conhecido pelo ótimo falsete, que fez um grande sucesso nos anos 70 com Sad Eyes regravou The Lion Sleeps Tonight, contando com o Token Jay Siegel nos vocais de apoio. Nessa reprise, a cantora Yma Sumac fez as partes de soprano.

Em 1973, o fundador Hank Medress terminou sua relação com os Tokens, que passou a ser liderado pelos irmãos Margo e Jay Siegel. O trio usou o nome Cross Country e lançou um disco autointitulado, onde regravaram o grande clássico de Wilson Pickett, In the Midnight Hour. A formação clássica dos Tokens voltou (os irmãos Margo, Siegel e Medress) a se reunir em 1975 no programa televisivo Music Chairs, apresentado por Adam Wade. Três anos depois, repetiram a dose gravando A Victim of Gravity para o programa Schoolhouse Rock.

Nos anos 80, com a saída de Madress e Siegel, os irmãos Margo continuaram usando o nome The Tokens que passou a contar com Jay Leslie, Mike Johnson e o filho de Phil, Noah Margo na bateria. Já o ex-membro Jay Siegel formou seu prórpio grupo de Tokens, contando com o experiente baixo Bill Reid e o tenor John “Jay” Traynor, vocalista original do  Jay & The Americans, que também atuou no The Mystics. Já Hank Medress seguiu uma bem sucedida carreira como produtor, trabalhando com artistas como Melissa Manchester, Rick Springfield, David Johansen (New York Dolls) e Dan Hill. Infelizmente, o fundador dos Tokens faleceu no dia 18 de junho de 2007, vítima de um câncer no pulmão. Os Tokens remanescentes haviam voltado a se reunir em 2000, ocasião em que o grupo contou com Phil, Mitch, Jay e Bill Reid , além do reforço de Eddie Rezzonico para um especial de TV chamado Doo Wop 51. A formação clássica dabanda foi introduzida no Vocal Groups Hall of Fame em 2004.

Os Tokens dos irmãos Margo gravaram dois álbuns nos anos 90, Oldies Are Now e Tonight the Lion Dances, ambos repletos de interpretações para clássicos como La Bamba (Ritchie Valens), Everybody Loves to Cha Cha Cha (Sam Cooke) e Save the Last Dance for Me (Drifters). Os filhos de Mitch, Ari e Damien Margo também abrilhantam os shows do primo, pai e tio corujas, numa verdadeira reunião musical em família. Nos anos 2000, houve uma disputa entre os dois grupos pelo nome e espólio dos Tokens. Enquanto o caso continua sem solução, os dois grupos continuam cantando e encantando novas gerações de aficcionados em Doo Wop. Será que algum dia, nós brasileiros, teremos o prazer e a honra de vê-los por aqui? Esperamos que esse dia chegue logo.

Fontes:

Wikipedia

http://www.tsimon.com/tokens.htm

http://doo-wop.blogg.org/themes-_linc_tones-221095.html

http://jaysiegelandthetokens.com/biography/

http://www.btpuppy.com/

 

Deixe um comentário

Arquivado em Sem categoria

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s