Grandes Nomes do Rock: Status Quo, parte 5

Em 1979, o Status Quo lançou o álbum Whatever You Want, mantendo o estilo assumido mais leve e pop assumido no ano anterior. Em 1980, saiu Just Supposin’, que ficou em quarto lugar nos charts britânicos. Em 1981, veio Never Too Late, o último a contar com o baterista e membro fundador John Coghlan, que foi substituído por Pete Kircher (ex-Honeybus). Em 1982, lançaram 1+9+8+2, seu último disco a figurar na parada britânica.

Nesse ano, o Quo lançou uma compilação em álbum triplo chamada  From the Makers of…, cujos primeiros dois discos vislumbra a carreira da banda desde o início e o último mostra um show ao vivo recente feito no famoso concerto Prince’s Trust realizado no National Exhibition Centre, Birmingham. Esse disco acabou sendo lançado dois anos depois em separado com o nome de Live at the N.E.C., tendo no repertório várias músicas consagradas do SQ da fase setentista.

Em 1983, saiu o álbum Back to Back, outra produção da banda que contou com quatro singles muito bem colocados nas paradas britânicas: A Mess of Blues (Doc Pomus, Mort Shuman), um cover de Elvis Presley; Ol’ Rag Blues (Lancaster, Keith Lamb), Going Down Town Tonight (Johnson) e Margherita Time (Rossi, Frost). Ol’ Rag Blues teve duas versões gravadas, uma com os vocais de Lancaster (seu compositor) e outra com Francis Rossi, mas a gravadora acabou preferindo lançar  a versão do guitarrista líder, deixando o baixista com muita raiva. Alan também não escondeu de ninguém que detestou Margherita Time, dizendo que a música era muito “pop” para a banda. Em protesto, ele se recusou a dublá-la no Top of the Pops, sendo substituído na ocasião por Jim Lea do Slade, banda que também se apresentou no programa na ocasião.

Em 1984, foi lançado o álbum ao vivo Live at the N.E.C., que fazia parte originalmente da compilação From the Makers of… de 1982. Após inúmeros compromissos em sua agenda, o Quo começou a dar sinais de cansaço e após um consenso entre seus membros, anunciaram o fim das atividades, apesar de terem contrato com a Vertigo para muitos discos. . A banda fez uma última apresentação no Milton Keynes Bowl e pôs um ponto final em mais de vinte anos de estrada.

Em 1985, Rossi gravou dois singles solo e Parfitt lançou seu primeiro álbum individual, Recorded Delivery, contando com o baixista John “Rhino” Edwards (que trabalhara com Peter Green, ex-Fleetwood Mac e Climax Blues Band) e o batera Jeff Rich (ex-Climax Blues Band). Nesse ano, o cantor Bob Geldof conseguiu fazer com que o Status Quo se reunisse novamente para participar do Live Aid, tocando no estádio de Wembley. A vigorosa performance quoniana no evento e a boa acolhida do público fizeram a banda repensar sua aposentadoria dos palcos e eles então voltaram com tudo.

Só que nessa altura dos acontecimentos, o baixista Alan Lancaster e o guitarrista Francis Rossi começaram a se estranhar e discordar de alguns pontos de vista musicais e direções a serem tomadas pela banda. Parfitt e Bown se posicionaram a favor de Rossi e no fim, Lancaster e o batera Pete Kircher estavam fora do Quo. O trio remanescente decidiu seguir adiante recrutando os dois músicos que haviam tocado com Parfitt em seu trabalho solo. Edwards (nascido John Victor Edwards no dia 9 de maio de 1953 em Chiswick, Londres, Inglaterra) e Rich (nascido Jeffrey Rich no dia 8 de junho de 1953 em Hackney, Londres, Inglaterra) aceitaram o convite e estava formado um novo Status Quo. No meio do ano, Lancaster acionou o ex-colegas judicialmente, tentando proibí-los de usar o nome Status Quo, ao mesmo tempo em que a banda estava em estúdio para a gravação de um novo álbum.

Continua no próximo post

Parfitt e Rossi durante a antológica apresentação do Status Quo no Live Aid crédito: http://www.rankopedia.com/CandidatePix/94109.gif

Parfitt e Rossi durante a antológica apresentação do Status Quo no Live Aid
crédito: http://www.rankopedia.com/CandidatePix/94109.gif

Deixe um comentário

Arquivado em Biografias, Grandes Nomes do Rock, Música, Rock and Roll, Rock Setentista

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s