Grandes Nomes do Rock: Status Quo, finale

Em 2002, o Quo começou o novo século com o álbum Heavy Traffic. No ano seguinte, Francis Rossi, Rick Parfitt e sua patota lançaram o álbum Riffs (repleto de clássicos do Rock sessentista e setentista) e estiveram no Brasil pela primeira vez. Apesar de não tocarem o clássico Pictures of Matchstick Men, muito pedida pelo público, o show foi antológico. Em 2005, fizeram uma ponta em Coronation Street e os fãs do Quo ficaram em polvorosa com a notícia de que Rick Parfitt foi diagnosticado com um câncer na garganta, o que causou o cncelamento de vários shows da banda. Em 2006, descobiru-se que o tumor era benígno e parfitt fez uma cirurgia para retirá-lo. Sendo assim, logo voltou á ativa. Em 2007, a banda lançou o álbum In Search of Fourth Chord, primeiro trabalho pelo selo Fourth Chord, fundado pelo SQ.

Em 2008 o Quo fez um tour de force com a banda de Techno alemã Scooter para gravar Jump That Rock (Whatever You Want), uma versão mais dançante em estilo Jumpstyle do clássico quoniano Whatever You Want. No fim do ano foi lançada a compílação Pictures – 40 years of Hits, de onde foi extraído o primeiro single natalino do SQ, It’s Christmas Time (Parfitt, Wayne Morris), que teve em seu lado B, Pictures of Matchstick Men / Ice in the Sun numa sensacional  versão ao vivo. O disco ficou no Top 40 da parada britânica. Em 2009, fizeram um show em Carrickfergus, Irlanda do Norte junto com Imelda May, Simon McBrideJools Holland. Também se apresentaram duas vezes no famoso Festival Glastonbury.

Em 2010, momemtno histórico: Francis Rossi e Rick Parfitt foram condecorados pela Rainha Elizabeth II da Inglaterra e receberam o título da Ordem do Império Britânico (OBE). Fizeram também shows de caridade patrocinados por entidades como Prince’s Trust, British Heart FoundationNordoff-Robbins Music Therapy. Nesse ano, foi inaugurada uma placa comemorativa do primeiro show da banda em Well Hall Road, Eltham. Foi gravada uma nova versão do clássico quoniano In the Army Now, com a renda sendo revertida em benefício de entidades filantrópicas como British Forces Foundation and Help For Heroes. A banda voltou às boas com o baixista e fundador Alan Lancaster e foi cogitada uma reunião da formação clássica. E pra fechar 2010 com chave de ouro, foi lançado um box set com apresentações ao vivo em programas da BBC de Londres, apropriadamente chamado Live at BBC.

Em 2011, saiu, após um hiato de quatro anos o mais recente disco da banda, Quid Pro Quo (expressão latina que significa “tomar uma coisa por outra” ou basicamente “efetuar uma troca”), onde Mike Paxman divide a produção com Francis Rossi. O disco vem acompanhado do álbum Official Live Bootleg, com 12 músicas extraídas de shows que a banda fez em Amsderdã, Bélgica e Melbourne, Austrália em 2010. Destacam-se as faixas:  Two Way Traffic (Rossi, Edwards), Rock ‘n’ Roll ‘n’ You (Rossi/Bown) e Better Than That (Rossi, Young). O disco ficou em 10º lugar nos charts do Reino Unido. Nesse ano, a banda tocou pela primeira vez no The O2 Arena em Londres e realizou sua turnê, apelidada pelos fãs de Quofest que contou com Kim Wilde e Roy Wood (fundador do The Move, pré-ELO) como atrações de abertura. A banda também começou as filmagens de seu primeiro documentário.

Em 2012, a banda começou a produzir um longametragem estrelado por eles, contando com a participações de Jon Lovitz, Craig Fairbrass e Laura Aikman. Trata-se de uma comédia de ação que recebeu o nome de Bula Quo! e vai estrear nos cinemas em julho deste ano. enquanto isso não acontece, foi lançado em outrubro de 2012 o documentário Hello Quo, dirigido poe Alan G. Parker e que contou com depoimentos de feras como Brian May, Jeff Lynne e Roy Brown, entre outros. Em dezembro, a Quofest contou com as periticpações de Bonnie Tyler e Eddie and the Hot Rods. Nesse mesmo mês, o batera Matt Letley anunciou sua saída do Quo após 12 anos de estrada com a banda. Mas ao que parece, volout atrás em sua decisão e anunciou seu retorno no ano seguinte.

Em 2013, os Quofans foram à loucura com o anúncio de uma turnê feita com os membros da formação original do Quo! Sim, Francis Rossi, Rock Parfitt, Alan Lancaster e John Coghlan, os caras que fundaram a banda fizeram memoráveis shows em solo britânico em março de 2013, que vão fazer parte de um DVD a ser lançado futuramente. Em abril, a banda em sua formação corrente começou sua turnê intitulada Bula Quo, mostrado que apesar de quase cinquentenária, a banda ainda tem muita lenda pra queimar e continuam, num termo quoniano, “rockin’ all over the world”. Fica a nossa torcida para que eles voltem ao Brasil em breve. E contando os dias para ver o filme Bula Quo.

Fontes:

Wikipedia

http://www.statusquo.co.uk/

http://statusquo.com.br

http://omelete.uol.com.br/musica/o-show-do-status-quo-no-brasil/

Deixe um comentário

Arquivado em Biografias, Grandes Nomes do Rock, Música, Rock and Roll, Rock Setentista

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s