História do Rock: O fim da Primeira Onda

Depois de toda essa revolução cultural e midiática, que vimos nos posts anteriores da série, representantes da sociedade americana começou a “mexer seus pauzinhos” para domar o monstro que se insurgiu contra eles. 1959 começava a marcar a derrocada da Primeira Onda. Veja os fatos mais marcantes:

• Com a explosão do caso da Payola [algo como “jabá”], ou seja, suborno pago por Disc Jockeys para que o Rock fosse divulgado, Allan Freed, o homem que batizou o Rock foi uma das primeiras vítimas da reação do establishment. Após a inclusão de seu nome no rol dos que usavam a Payola, caiu em desgraça e veio a falecer vítima de alcoolismo em 1965

Elvis Presley foi ludibriado por seu empresário e se apresentou ao serviço militar americano, como “exemplo cívico aos jovens”. John Lennon, anos mais tarde comentou: “Elvis morreu quando entrou para o exército”.

• No dia 3 de fevereiro desse fatídico ano, Buddy Holly, Ritchie Vallens e Big Bopper morreram num acidente de avião no evento conhecido como “O Dia em que a Música Morreu” (veja mais detalhes aqui).

Little Richard, após um pesadelo que teve, com uma visão de que devia se converter, abandonou os palcos e se tornou ministro cristão.

Chuck Berry foi preso ao  se envolver, supostamente, com uma garota menor de idade e sentenciado a quatro anos de reclusão.

• Surgiu uma geração mais maleável e contida de cantores jovens chamados Teen Idols. Eram eles: Fabian, Frankie Avalon, Connie Francis, Brenda Lee, Pat Boone, Neil Sedaka, Paul Anka, entre outros

• O fim estratégico de algumas bandas como Bill Haley & The Comets.

• O êxodo de artistas para a Inglaterra, como Eddie Cochran e Gene Vincent, onde àquela altura eram aclamados pelos jovens

Se houve ou não alguma conspiração para que o Rock levasse um golpe tão cruel ninguém sabe, mas naquela momento, a sociedade quadrada venceu e comemorou. O Rock and Roll rebelde, como se conhecia, estava morto. Enquanto isso, do outro lado do Atlântico, na Terra da Rainha, estava sendo preparada sua “ressurreição”

Fontes:

Wikipedia

Ensaio: A História do Rock por Andre McKenna

O DJ Alan Freed, um dos pais do Rock: enquadrado por causa da Payola crédito: http://pdxretro.com/wp-content/uploads/2011/04/Alan20Freed20-20Head_shot_WAKR_27.jpg

O DJ Alan Freed, um dos pais do Rock: enquadrado por causa da Payola
crédito: http://pdxretro.com/wp-content/uploads/2011/04/Alan20Freed20-20Head_shot_WAKR_27.jpg

1 comentário

Arquivado em História do Rock, Música, Rock and Roll

Uma resposta para “História do Rock: O fim da Primeira Onda

  1. Pingback: História do Rock: O Rock se espalha pelo mundo | Musical Review

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s