Rock Setentista: The Ramones, parte 4

Em 1980, os Ramones gravaram o álbum End of the Century, que teve a produção do lendário Phil Spector, para alegria de Joey Ramone, admirador de Spector e infelicidade de seus colegas de banda que tiveram que conviver com a forma pouco ortodoxa do produtor trabalhar, pois tiveram que ficar enclausurados na casa de Spector no período de produção do disco, chegando até a ser ameaçados com uma arma de fogo. Continuaram com o estilo clean no álbum seguinte, Pleasant Dreams (1981), mas voltaram a ser a banda favorita do Punk Rock com Subterranean Jungle (1983). Johnny Ramone foi agredido após um incidente num bar e ficou entre a vida e a morte, razaõ pela qual a banda cancelou seus compromissos. Marky Ramone foi demitido por seu problemas com alcoolismo.

Em 1984, os Ramones lançaram o álbum Too Tough to Die, que marcou a estreia de seu novo baterista, Richard Reinhardt (nascido no dia 11 de agosto de 1957 em Passaic, Nova Jersey, EUA), que passou a se chamar Richie Ramone. Ele tinha um diferencial junto a seus predecessores: ele fazia vocais com Joey e Dee Dee. O bom e velho Tommy “Ramone” Erdelyi voltou à produção, contando com a colaboração de Ed Stasium e David A. Stewart. O nome do disco (algo como “durão demais para morrer) é uma homenagem de Dee Dee ao recuperado Johnny depois do incidente no ano passado. Destaque para I’m Not Afraid of Life (Dee Dee), Durango 95 (Johnny), Wart Hog (Dee Dee, Johnny), cantada por Dee Dee e a música que dá nome ao disco (Dee Dee).

Em 1985, Joey e Dee Dee se juntaram ao baixista/tecladista dos Plasmatics Jean Beauvoir, gravando um single chamado Bonzo Goes to Bitsburg, uma música de protesto composta pelos três contra o então presidente Ronald Reagan que havia visitado o cemitério de Bitsburg na Alemanha, onde se encontravam sepultados diversos oficiais da famigerada SS nazista. No lado B foram gravadas as músicas Go Home Ann (12″ only) e Daytime Dilemma (Dangers of Love). O disco foi lançado apenas no Reino Unido e acabou sendo atribuído aos Ramones e a música principal saiu, reintitulada, no álbum seguinte da banda.

Em 1986, saiu o álbum Animal Boy, produzido por Jean Beauvoir, o músico que havia participado no single lançado no ano anterior. A música daquele disco figurou no álbum com o título My Brain Is Hanging Upside Down (Bonzo Goes to Bitburg). Além desta, destacam-se no álbum: Somebody Put Something in My Drink (segunda composição de Richie Ramone num álbum da banda), Love Kills (uma homenagem de Dee Dee Ramone ao  falecido baixista dos Sex Pistols, Sid Vicious), Something to Believe In (Joey, J. Beauvoir) e a faixa título (Dee Dee, Johnny).

Em 1987, os Ramones vieram pela primeira vez ao Brasil, cheio de fãs ramônicos. Eles fizeram shows empolgantes e antológicos no saudoso Palace em Sampa no dia 21 de janeiro de 1987. havia a previsão deles fazerem alguns shows no Rio, mas acabou não rolando. Sua passagem pelo país foi transmisitda pela MTV brasileira e eles ficaram muito empolgados coma acolhida por aqui e acabaram voltando várias vezes no futuro.

Nesse mesmo ano, lançaram o álbum Halfway to Sanity, com produção de Daniel Rey, que atuava como guitarrista na banda Shrapnel, uma banda que abriu alguns shows dos Ramones e que ficou muito amigo de Dee Dee, que escreveu a grande maioria das músicas do disco. Rey já colaborava com a banda desde Too Tough to Die. A maioria das músicas foi composta pelo baixista dos ramones. O disco contou com a participação da musa Punk Debbie Harry do Blondie na faixa Go Lil’ Camaro Go (Dee Dee). Além dessa, destacam-se:  I Wanna Live (Dee Dee, D. Rey), Bye Bye Baby (Joey) e Bop ‘Til You Drop (Dee Dee, Johnny). esse foi o ato final de Richie como batera dos ramones, pois pouco antes do álbum ser lançado, ele deixou a banda.

Continua no próximo post

Ramones: alucinando os roqueiros brasileiros  (foto extraída de um vídeo)

Ramones: alucinando os roqueiros brasileiros
(foto extraída de um vídeo)

Deixe um comentário

Arquivado em Biografias, Música, Punk Rock, Rock and Roll, Rock Setentista

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s