Rock Setentista: The Ramones, parte 6

Em 1987, Richie saiu dos Ramones sem maiores explicações, o que fez a banda procurar um substituto com urgência. Clem Burke (batera do Blondie), atuando com o nome de Elvis Ramone, fez dois shows que não agradaram à banda. Decidiram chamar o bom e velho Marky Ramone, qu naquela altuar estava curado do seu problema com alcoolismo. Em 1989, a reunião da formação clássica dos Ramones durou apenas um álbum, Brain Drain, pois o fundador Dee Dee resolveu deixar a banda logo após o lançamento do disco. C.J. Ramone foi recrutado como seu substituto. Entraram na década de 90 consagrados e respeitados por artistas de outras vertentes, como o metaleiro Lemmy (Motörhead). Em 1991, vieram ao Brasil mais uma vez, tocando em São Paulo e Porto Alegre. Em 1992, saiu o álbum Mondo Bizarro, seu primeiro pela gravadora Radioactive Records.

Ainda nesse ano, os Ramones aproveitaram o sucesso de vendas de seu mais recente álbum e fizeram uma turnê mundial bem extensa e que incluiu sua terceira vinda no Brasil, presentando os fãs brazucas com três grandes shows no [hoje extinto] Olympia em Sampa e que pôde ser curtida finalmente pelos ramônicos cariocas, que tiraram o “atraso” de cinco anos (desde a primeira vez que os Ramones estiveram no país em 1987) e compareceram em peso ao Canecão para conferir de perto os Reis do Punk Rock.

Em 1993, embalados pela Cena de Seattle, os Ramones granjearam muito respeito da geração Grunge, que os tratava como “irmãos mais velhos” do movimento. Gravaram uma participação no desenho dos Simpsons, atuando no antológico episódio Rosebud. Lá, tocaram na festa de aniversário do sovina Sr. Burns, onde  mandaram o velhote “pro inferno”, no que o homem mais poderoso de Springfield pediu, furioso: “Smithers, mande matar os Rolling Stones!” (!!!). Um velho projeto da banda para um disco de covers foi retomado e entre uma turnê e outra, foram ao estúdio gravar material.

Em 1994, saiu finalmente o álbum Acid Eaters, repleto de covers que fizeram a cabeça deles desde sua adolescênciam onde cada um deles escolheu suas preferidas a figurar no disco. Produzido por Scott Hackwith e contando com o tecladista Joe McGinty, o disco tem como destaque clássicos como Substitute (Pete Townshend) do The Who, Out of Time (Jagger, Richards) dos Rolling Stones, Somebody to Love (Darby Slick) do Jefferson Airplane, Have You Ever Seen the Rain (John Fogerty) do Creedence Clearwater Revival,  I Can’t Control Myself (Reg Presley) dos Troggs) e Surf City (Jan Berry, Brian Wilson) de Jan & Dean, entre outras pérolas dos anos 60. A versão deles para Substitute contou com especialíssima partiicipação do “pai” da criança, Pete Townshend, nos backing vocals.

Nesse ano, os Ramones fizeram sua quarta turnê em terras brasileiras, se apresentando em três concertos no Olympia (São Paulo), no Circo Voador (Rio de Janeiro), Parque da Gameleira (Belo Horizonte), Pavilhão da Santur (Balneário Camboriú, SC), Pedreira Paulo Leminski (Curitiba) e no Gigantinho (Porto Alegre). 1994 aind amrcou com uma estarrecedora notícia: Joey foi diagnosticado com câncer, deixando seus colegas e fãs banda apreensivos com a triste notícia. Decidiram, mesmo que não oficialmente, em dar um ponto final a 20 anos de aventuras ramônicas.

Conclui no próximo post

Um quinteto improvável: Joey, Johnny, CJ, Marky e... Homer Simpson! crédito: http://simpsons.skewsme.com/img/ramones_simpsons_1.jpg

Um quinteto improvável: Joey, Johnny, CJ, Marky e… Homer Simpson!
crédito: http://simpsons.skewsme.com/img/ramones_simpsons_1.jpg

Deixe um comentário

Arquivado em Biografias, Música, Punk Rock, Rock and Roll, Rock Setentista

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s