Grandes Nomes do Soul: The Four Tops, parte 1

Eles foram um dos mais melhores grupos vocais dos anos 60, tendo permanecido com a mesma formação por 40 anos, além de ser dos principais nomes da Motown, junto com The Miracles e The Temptations, além de serem excelentes e carismáticos performers com seus eletrizantes stage acts, sendo considerados os Beatles do Soul. Vamos falar dos sensacionais The Four Tops.

Tudo começou em 1954 quando estudantes de Detroit, Michigan, EUA se encontraram numa festa de aniversário e se reuniram para formar um grupo vocal.  Levi Stubbs (nascido Levi Stubbles no dia 6 de junho de 1936 em Detroit, Michigan, EUA) e Abdul “Duke” Fakir (nascido no dia 26 de dezembro de 1935 em  Detroit, Michigan, EUA) estudavam na Pershing High School, enquanto Renaldo “Obie” Benson (nascido no dia 14 de junho de 1936 em  Detroit, Michigan, EUA)) e Lawrence Payton (nascido Lawrence Albert Payton no dia 2 de março de 1938 em  Detroit, Michigan, EUA). O quarteto foi batizado The Four Aims e eles gravaram seu primeiro single pela Grady Records, If Only I Had Known.

Em 1956, graças ao compositor Billy Davis, um primo de Payton, foram indicados para a lendária gravadora Chess Records. Decidiram mudar o nome para The Four Tops, pois seu nome original se confundia com um grupo vocal muito famoso na época, The Ames Brothers. Gravaram o single Could It Be You?, que não teve repercussão. Saíram da Chess, assinaram com a Red Top e em 1960, foram para a Columbia Records, onde gravaram o single Ain’t That Love. Dois anos depois fecharam com a Riverside, onde gravaram o single Pennies from Heaven. Em nenhuma dessas gravadoras, entretanto, conseguiram emplacar. Nos shows que faziam, eles começaram a refinar e lapidar sua presença de palco, tornando-se carismáticos para as plateias. 

Em 1963, Billy Davis os apresentou a Berry Gordy Jr., que havia trabalhado com ele no fim da década de 50. Gordy, que já tinha visto uma performance dos Four Tops, convenceu os rapazes a assinar contrato com sua emergente gravadora Tamla Motown. A princípio, eles atuaram no selo de Jazz da Motown Workshop e depois começaram a fazer vocais de apoio para os artistas da casa como The Supremes e Martha & the Vandellas.

Em 1964, um dos principais times de compositores da Motown Holland-Dozier-Holland havia composto uma base instrumental mas não sabiam o que fazer com ela. Os Four Tops foram escolhidos para acrescentar vocais e a musica foi batizada Baby I Need Your Lovin’. Lançada em single naquele mesmo ano, a música fez um estrondoso sucesso, ficando em 11º lugar nos charts da Billboard, promovendo o quarteto como uma das principais bandas da Motown. Esse destaque fez com que gravassem seu primeiro álbum, auto intitulado, pela gravadora, produzido por Brian Holland e Lamont Dozier que contou com o grupo The Andantes nos vocais de apoio. Destacam-se as músicas Sad Souvenirs (Hunter, Stevenson) e Where Did You Go (Holland, Dozier, Holland), além do single que emplacou nas paradas. O disco ficou em segundo lugar nas paradas do Reino Unido. Seu single seguinte, Without the One You Love (Life’s Not Worth While) figurou no Top 40 das paradas. 

Em 1965, o single Ask the Lonely (extraído do álbum Four Tops) ficou no Top 30 da parada Pop e no Top 10 da parada R&B. Saiu o segundo álbum Four Tops Second Album, também produzido por Brian Holland e Lamont Dozier e contandoo com os vocais dos Anadantes e a fabulosa The Funk Brothers como banda de acompanhamento. Destacam-se três faixasque foram singles de sucesso e se tornaram verdadeiros clássicos dos Four Tops, todas da trinca Holland-Dozier-Holland, :  I Can’t Help Myself (Sugar Pie Honey Bunch) ficou com a cobiçadíssima liderança dos charts Pop e R&B da Billboard e ficou em 23º na parada britânica; It’s the Same Old Song ficou em 2º nos charts R&B e em 5º no Pop e Something About You ficou em 9º em R&B e em 19º no Pop.

Continua no próximo post

The Four Aims: os primórdios crédito: http://images.blog-24.com/1350000/1348000/1347933.jpg

The Four Aims: os primórdios
crédito: http://images.blog-24.com/1350000/1348000/1347933.jpg

Deixe um comentário

Arquivado em Biografias, Grupos vocais, Música, Rock and Roll, Soul e R & B

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s