Grandes Nomes do Soul: The Four Tops, parte 5

Em 1975, os Four Tops lançaram o álbum Night Lights Harmony, que foi um verdadeiro fiasco comercial. Em 1976, saiu Catfish seguido dos fracos e inexpressivos The Show Must Go On (1977) e At the Top (1978), findando sua estada na gravadora ABC-Dunhill. Ficaram um tempo fora do show business e voltaram com a corda toda em 1980, quando assinaram com a gravadora Casablanca Records, onde lançaram os álbuns Tonight! (1981) e One More Mountain (1982). No ano seguinte, voltaram para a Motown, onde participaram do especial de TV Motown 25: Yesterday, Today and Forever, onde fizeram um “duelo” musical com outra lenda da casa, The Temptations. Nesse ano, gravaram o álbum Back Where I Belong.

Com a produção da famosa trinca Holland-Dozier-Holland, com com quem os Tops tiveram uma bem sucedida parceria nos anos 60, os destaques do álbum ficam por conta de I Just Can’t Walk Away (o grande hit do disco), What Have You Got to Lose (participação da Rainha do Soul Aretha Franklin) e Hang (dueto formidável com The Temptations). O disco ficou em 71º nas paradas Pop e em 36º nos charts R&B e o single de I Just Can’t Walk Away ficou no Top 40 da Billboard.

Em 1985, gravaram mais um álbum pela Motown, Magic, que contou com vários produtores. O disco não foi tão bem sucedido quanto o anterior, apesar de boas músicas como I Can Feel the Magic (Willie Hutch), Don’t Turn Away (Reggie Lucas) e I’m Ready for Love (Holland, Dozier, Holland), ficando em 140º na parada Pop e em 33º nos charts R&B. O grupo continuou com sua rotina de shows pelo mundo.

Em 1986, o quarteto entrou em rota de colisão com a diretoria da Motown, pois não concordava com a direção musical e a estratégia de marketing da gravadora. Como resultado, Hot Nightsseu álbum que seria lançado naquele ano, foi cancelado e os Four Tops mais uma vez saíram da Motown. Levi Stubbs fez uma participação no filme musical A Pequena Loja de Horrores, estrelado por Steve Martin e Rick Moranis, fazendo a voz marcante da maquiavélica planta carnívora Audrey II.

Em 1987, eles compraram todas as fitas masters de Hot Nights e assinaram com a Arista Records, onde gravaram Indestructible, seu único álbum pelo selo, lançado em 1988. O disco teve vários produtores como o badalado Narada Michael Walden e velhos conhecidos dos 4T como Steve Barri (que produziu seus álbuns pela ABC-Dunhill e Lamont Dozier (do trio Holland-Dozier-Holland), além de convidados especiais como Aretha Franklin (em seu segundo dueto com o quarteto) e Kenny G (sax) na faixa If Ever A Love There Was e Clarence Clemons (E-Street Band) tocando sax em The Sun Ain’t Gonna Shine. A faixa que nomeia o álbum apareceu no filme Alien Nation (Missão Alien no Brasil).

No final de 1988, os Four Tops fizeram uma bem sucedida turnê pela Europa. Eles iam voltar pra casa no vôo 103 da Panam e estavam na lista de passageiros. Contudo, uma sessão de gravação de última hora fez com que perdessem esse vôo. Horas depois, ficaram sabendo, estarrecidos, que uma bomba terrorista havia explodido dentro do avião, matando a todos os passageiros. Graças a esse compromisso, o grupo não foi vítima dessa tragédia que marcou os EUA.

Conclui no próximo post

Levi Stubbs: o vozeirão dos 4T dando vida á malígna planta carnívora Audrey II crédito: http://2.bp.blogspot.com/_Qzd9HIsRWeA/SQnYNTJRbCI/AAAAAAAAPOI/VwaY7XKXf6E/s400/Levi+Stubbs+LSH.jpg

Levi Stubbs: o vozeirão dos 4T dando vida á malígna planta carnívora Audrey II
crédito: http://2.bp.blogspot.com/_Qzd9HIsRWeA/SQnYNTJRbCI/AAAAAAAAPOI/VwaY7XKXf6E/s400/Levi+Stubbs+LSH.jpg

Deixe um comentário

Arquivado em Biografias, Doo Wop & Vocal Groups Review, Grandes Nomes do Soul, Música, Rock and Roll, Soul e R & B

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s