Grandes Nomes do Soul: The Four Tops, finale

Os Four Tops fizeram um retorno triunfal à Motown, onde participaram de um especial comemorativo dos 25 anos da gravadora e gravaram o álbum Back Where I Belong (1983). Em seguida veio o álbum Magic (1985) e no ano seguinte começou a acontecer desavenças entre o grupo e a gravadora sobre a direção musical e a estratégia de marketing. A banda havia deixado um álbum pronto, Hot Nights, que foi cancelado, fazendo com que os Four Tops deixassem a Motown mais uma vez, comprando as fitas masters do disco abortado e assinando com a Arista Records, onde lançaram o álbum Indestructible (1988), uma volta ao sucesso de outrora. Após uma turnê européia, eles se salvam de serem vítimas da fatídica Tragédia do Vôo 103 da Panam, após a explosão de uma bomba terrorista.

Em 1989, uma faixa de Indestructible, Loco in Acapulco (Phil Collins, Lamont Dozier) fez parte da trilha sonora do filme Buster, estrelado pelo cantor e baterista do Genesis, Phil Collins. Embora tivesse passado batido nos EUA, a música fez um tremendo sucesso no reino Unido, onde alcançou o 7º lugar das paradas locais, conseguindo o feito em vários outros países do mundo. Nessa altura, os Four Tops pararam de gravara e focaram sua atenção em seus shows e outros projetos. Levi Stubbs udsou seu legendário vozeirão na animação Captain N: The Game Master, onde dublou Mother Brain, uma personagem do mal.

Em 1990, os Four Tops foram introduzidos no Rock and Roll Hall of Fame juntamente com The Four Seasons, Bobby Darin, The Kinks, The Platters, Simon & Garfunkel e The Who. receberam muitas outras honrarias no decorrer da década de 90 e em 1995 eles gravaram pela Motown seu derradeiro álbum, Christmas Here with You onde o Quarteto Fantástico do Soul interpreta belas canções de Natal. Contam com a grande Aretha Franklin em White Christmas (Irving Berlin) e Silent Night (Franz Gruber, Joseph Mohr). Em Little Drummer Boy (Harry Simeoné, Henry Onorati, Katherine Davis) participa o grupo vocal The Ridgeway Sisters.

Continuaram atuando em grandes e históricos concertos até que no dia 20 de junho de 1997, o fundador Lawrence Payton faleceu, aos 59 anos, vítima de um câncer. Com sua morte, um paradigma foi quebrado no grupo, que estava chegando ao seu 44º ano com a mesma formação de seus primórdios. Aturdidos pela perda do colega, Levi, Obie e Duke decidiram manter o grupo como trio usando o nome The Tops. Nesse ano foi lançada a coletânea The Ultimate Collection com 25 clássicos que remontam a história do grupo na Motown e eles ganharam uma estrela na Calçada da Fama em Hollywood. No ano seguinte, voltaram a ser um quarteto ao incluir na banda o cantor Theo Peoples (nascido Theopolis Peoples, III no dia 24 de janeiro de 1961 em St. Louis, Missouri, EUA). Peoples estava atuando com os Temptations quando os Tops o chamaram. Em 1999, o grupo foi introduzido no Vocal Groups Hall of Fame.

Em 2000, Levi foi diagnosticado com câncer e passou a tocha de vocalista principal para Theo Peoples. Para a vaga que ele ocupava foi recrutado Ronnie McNeir (nascido Lewis Ronald McNeir no dia 14 de dezembro de 1951 em Camden, Alabama, EUA), que atuava como diretor musical do quarteto há tempos. Naquele momento apenas dois quartos da formação clássica estavam na ativa. Em 2004, participaram de eventos como o 45º aniversário da Motown, o cinquentenário do grupo, que contou com a presença do fundador e amigo Levi Stubbs (que compareceu de cadeira de rodas) e o memorial do sétimo ano do falecimento do inesquecível Lawrence Payton. No dia 1º de julho de 2005, Renaldo “Obie” Benson, outro componente fundador, sucumbiu ao câncer. O filho do falecido Lawrence, Roquel Payton (nascido Lawrence Roquel Payton II no dia 15 de junho de 1960 em Detroit, Michigan, EUA Payton Jr.), foi chamado para fazer parte do grupo.

No dia 17 de outubro de 2008, Levi Stubbs, o vigoroso e talentoso vocalista principal dos Four Tops perdeu a batalha para o câncer e foi fazer companhia aos saudosos Lawrence Payton e Renaldo Benson nos palcos do céu, deixando Duke Fakir como o único membro vivo da formação original desse grupo que foi um grande fenômeno do Soul.

Fontes:

Wikipedia (em inglês)

http://www.vocalgroup.org/inductees/the_four_tops.html

http://www.history-of-rock.com/four_tops.htm

 

Deixe um comentário

Arquivado em Biografias, Grandes Nomes do Soul, Grupos vocais, Música, Rock and Roll, Soul e R & B

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s