Rock Brasil Review: Titãs, finale

Em 2002, os Titãs tiveram mais uma baixa em seu line up. O baixista Nando Reis deixou a banda alegando ainda estar chocado com a morte do amigo e colega Marcelo Fromer no ano anterior. Há quem diga que Nando estava descontente com os rumos musicais tomados pela banda em 1993. Em 2003, reduzidos a um quinteto, os Titãs gravaram o álbum Como Estão Vocês?, que teve vendas inferiores ao disco anterior. Em 2005, saiu MTV ao Vivo: Titãs. Em 2008, foi lançado Paralamas e Titãs: Juntos e Ao Vivo, segundo show conjunto dos dois terços da Trinca de Ouro do Rock Brasil.

Em 2009, após um hiato de seis anos, os Titãs assinaram com a gravadora Arsenal Music e gravaram o álbum de inéditas Sacos Plásticos. Dessa feita, a produção ficou a cargo de Rick Bonadio, que tem no currículo trabalhos com os Mamonas Assassinas e Ira!, entre outros. A banda resolveu dispensar os músicos de apoio Emerson VillaniLee Marcucci (que atuavam como substitutos não-oficiais de Marcelo Fromer e Nando Reis) e assim, Paulo Miklos assumiu a guitarra rítmica e  Branco Mello passou a tocar o baixo, dividindo a tarefa com Sérgio Britto, que assumiu de vez os teclados. Destacam-se as músicas Antes de Você (Miklos), Porque Eu Sei que é Amor (Britto, Miklos) e A Estrada (Bellotto, Britto). O disco teve um desempenho fraco (60.000 cópias vendidas). Nesse mesmo ano, foi lançado o documentário  A Vida Até Parece uma Festa que conta toda a saga da banda desde seus primórdios. O filme foi muito elogiado pela crítica.

Em 2010, a banda teve outra baixa: o batera de longa data Charles Gavin decidiu sair dos Titãs alegando motivos pessoais. Segundo Tony Bellotto escreveu em nota oficial para a imprensa, Charles teria dito que “é difícil envelhecer numa banda de Rock”. A banda recrutou o baterista de estúdio Luiz Frabre e pôs o pé na estrada com a turnê Sacos Plásticos. No ano seguinte, voltaram a fazer uma dobradinha fenomenal com os Paralamas no Rock in Rio IV.

Em 2012, a banda comemorou em grande estilo os 30 anos de seu primeiro show. Começou com a turnê Cabeça Dinossauro 2012, onde tocaram na íntegra um dos mais consagrados discos da história da banda. Isso deu origem ao álbum ao vivo, homônimo, gravado num show ocorrido no lendário Circo Voador. Foi o primeiro produto da gravadora criada pela banda, Titãs-Diversão e Arte. No dia 6 de outubro, no Espaço das Américas, em Sampa, aconteceu o auge da comemoração, quando os Titãs ativos se reuniram aos ex-companheiros Arnaldo Antunes, Nando Reis e Charles Gavin, para euforia dos fãs mais fanáticos. Nesse ano também saiu o álbum Titãs e Xutos e Pontapés Ao Vivo no Rock in Rio, onde os titânicos tocaram junto com uma das mais lendárias bandas do Rock Português.

Os Titãs chegam a 2013 com uma energia invejável, sendo respeitados por novas gerações e até pelos mais veteranos roqueiros de plantão. Sua nova turnê Titãs Inéditos 2013 está a pleno vapor. desde que foi divulgado que a banda faria seis apresentações no Sesc Pompeia, os ingressos esgotaram em poucas horas.  Nada mal para nossos titânicos herois que prometem muitos e muitos anos de “Diversão e arte/Para qualquer parte/Diversão, balé/Como a vida quer” (trecho de Comida)

Fontes:

Wikipedia

http://titas.net/

Titãs em 2013: firmes como um quarteto crédito: http://www.portalsucesso.com.br/wp-content/uploads/2013/09/titas-2013.jpg

Titãs em 2013: firmes como um quarteto
crédito: http://www.portalsucesso.com.br/wp-content/uploads/2013/09/titas-2013.jpg

Deixe um comentário

Arquivado em Sem categoria

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s